terça-feira, 7 de setembro de 2010

Rosh Hashaná - Leis e Costumes

Quarta-feira à noite (dia 08 de Setembro) até sexta-feira (dia 10 de Setembro)
As Mitzvot de Rosh Hashaná

ShofarDeve-se ouvir o toque do Shofar na Sinagoga.

Hatarat Nedarim - Pedido de Anulação de PromessasCostuma-se anular promessas feitas durante o ano perante um grupo composto por 10 homens. É realizada antes de Rosh Hashaná para que o ano novo reinicie sem conexão com qualquer falha que possa ter havido no passado.
Maçã com Mel - Na primeira noite, antes de iniciar a refeição, mergulha-se uma maçã doce no mel.
Shaná Tová - Na primeira noite de Rosh Hashaná, após a reza, é costume comprimentar as pessoas com o voto: "Possas tu ser inscrito e selado para um bom ano." / "Shaná Tová ve chatimá tová".
Chalot Redondas - Usam-se duas chalot redondas a cada refeição e é costume mergulhar cada fatia no mel antes de comer.

Tashlich - No primeiro dia de Rosh Hashaná, logo após a reza da tarde, Minchá, é costume ir até um poço ou lago onde haja peixes e recitar uma bênção especial chamada "Tashlich" ("Jogarás"). Simbolicamente jogamos nossos pecados nas profundezas do mar. A água representa a bondade e os peixes, cujos olhos nunca fecham, representam a vigilância constante de D’us sobre nós.
Fruta Nova Na segunda noite, uma fruta da nova estação, que ainda não tenha sido provada, é saboreada logo após o kidush.

Cabeça de peixe, servida durante a refeição, faz parte de um dos símbolos da festa para lembrar que devemos ser sempre "cabeça"; um exemplo a ser seguido por todos.
Proibições - As atividades criativas proibidas no Shabat também o são em Rosh Hashaná, com excepção de carregar num domínio público, cozinhar para as refeições do mesmo dia (se for utilizado fogo de uma chama acesa desde a véspera) e outras atividades ligadas à preparação dos alimentos.

http://chabadbhz.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=121:rosh-hashana-leis-e-costumes&catid=1&Itemid=18

Sem comentários:

Enviar um comentário