domingo, 21 de fevereiro de 2010

JEJUM DE ESTHER (Taanit Esther em 13 de Adar)

JEJUM DE ESTHER (Taanit Esther em 13 de Adar)

25 de Fevereiro de 2010


O jejum se inicia com o nascer do sol e termina com o pôr-do-sol deste mesmo dia, que neste ano de 2010 será no dia 25 de fevereiro, quinta-feira.


Então disse Ester que respondessem a Mordechai: “Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Shushán, e jejuai por mim; não comais nem bebais três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que seja contra a lei, e se perecer, perecerei”. Então se foi Mordechai e tudo fez segundo Ester lhe havia ordenado. (Ester 4,15-17)
Em memória a este fato, o Jejum de Ester (Taanit Ester) é realizado no dia 13 de Adar, no dia que antecede Purim. O jejum começa antes de amanhecer e termina após o anoitecer.
Cabe lembrar que o jejum público solicitado por Ester não ocorreu no décimo-terceiro dia de Adar. Algumas autoridades religiosas oferecem outra explicação: quando os filhos de Israel uniram-se em 13 de Adar para defender-se de seus inimigos, encontravam-se em estado de guerra - e a preparação para uma guerra sempre inclui o jejum coletivo (Mishná Berurá 2).
Normalmente, quando um dia de jejum cai no sábado, ele é adiado para o domingo. No entanto, quando o dia 13 de Adar cai no Shabat, o jejum é antecipado para a quinta-feira. A razão, segundo Maimônides, é que historicamente "o jejum de Purim tem que preceder à celebração".
Costumes
Machatsit hashekel “o meio shekel” – É o costume doar três moedas de meia unidade monetária para Tzedaká, em lembrança do meio shekel dado pelos judeus na época do Templo. Esta mitzvá, normalmente realizada na sinagoga, deve ser cumprida em Taanit Ester antes de Minchá ou em Purim antes da leitura da Meguilá.


Sem comentários:

Enviar um comentário